Guia de uso do META TI Phone Ultimate

O META TI Phone Ultimate é uma poderosa ferramenta de comunicação – baseada na tecnologia VoIP – projetada para oferecer uma solução customizada, fácil de usar, extensível, com excelentes recursos e qualidade de áudio.

Com interface inovadora estilo “SmartPhone”, o META TI Phone Ultimate torna simples e intuitivo o uso de recursos avançados de ligação. Tarefas complexas tornam-se fáceis e acessíveis no META TI Phone Ultimate, como, por exemplo, receber e realizar ligações através de múltiplas contas SIP, controlar conferências telefônicas com diversos participantes, gravar todas as suas ligações, transferir ligações, localizar rapidamente um contato, entre outras funções.

Veja abaixo os principais recursos do META TI Phone Ultimate:

  • Canais de ligação ilimitados
  • Contas SIP ilimitadas
  • Busca inteligente de contatos
  • Importação de contatos do MS Outlook ou arquivos CSV
  • Histórico de ligações
  • Ligação em espera
  • Siga-me
  • Discagem rápida
  • Transferência de ligações
  • Gravação de ligações
  • Reprodução de gravações durante uma ligação ou conferência
  • Conferência com múltiplos participantes
  • Autoatendimento
  • Autorrediscagem
  • Ocupado (Do not disturb)
  • Suporte a caixa postal


Ligação


Realizando uma ligação

Para realizar uma ligação é necessário que siga os pré-requisitos abaixo:

  • O META TI Phone Ultimate tem de ser configurado com uma conta SIP de uma operadora VoIP;
  • As regras de forma de discagem da operadora VoIP tem de ser respeitadas.

Há diversas formas de realizar uma ligação:

  • Acesse o Painel Ligação, digite o número desejado e clique no botão Ligar ou pressione a tecla ENTER.
  • Acesse o Painel Contatos, expanda um contato e clique no número desejado;
  • Acesse o Painel Contatos, clique com o botão direito sobre um contato e selecione o número desejado.
  • Acesse o Painel Histórico e faça duplo clique no item de ligação desejado.

Atendendo uma ligação

Ao receber uma ligação você vai ouvir um tom de campainha e uma flip deslizante será exibida. O Painel Ligação reflete as mesmas informações e opções exibidas na flip deslizante.

Para atender a ligação, clique no botão Atender.

Caso você receba uma nova ligação, enquanto estiver com uma ligação corrente, uma nova flip deslizante será exibida e, respectivamente, no Painel Ligação, um novo canal de ligação será exibido e piscará. Durante a ligação corrente, um bip tocará sinalizando a ligação pendente.

Utilizando os canais de ligação

O META TI Phone Ultimate disponibiliza ilimitados canais de ligação que permitem conversação com cada interlocutor individualmente ou com vários interlocutores simultaneamente. O recurso nativo de ligação em espera permite que você atenda novas ligações sem a necessidade de desligar as ligações correntes.

Saiba mais sobre a funcionalidade dos canais de ligação:

  • A interface do Painel Ligação permite a visualização simultânea de todas as ligações correntes e suas respectivas informações;
  • Inserir dígitos no Painel Ligação cria um novo canal de ligação;
  • Quando um canal está em foco exibe uma tonalidade mais forte;
  • Um clique em um canal coloca a ligação dos demais canais em espera.

Utilizando os recursos avançados de ligação

Conferência

O recurso de conferência permite colocar várias ligações em conversação simultânea.

Cada canal de ligação tem seu respectivo botão Conferência o qual, com apenas um clique, permite incluir ou remover os participantes da conferência.

Para realizar uma conferência é muito simples, basta clicar no botão Conferência dos respectivos canais de ligação.

Importante salientar que para iniciar uma conferência deve haver pelo menos duas ligações em andamento.

Para remover os participantes de uma conferência, basta desmarcar os canais dos participantes que deseja remover da conferência.

Outras ligações podem ser realizadas ou atendidas paralelamente sem interferir no andamento da conferência.

Transferência de Ligação

O recurso de transferência de ligação permite encaminhar uma ligação recebida ou efetuada para outro número, contato ou ligação corrente.

A transferência de uma ligação pode ser realizada de três formas distintas: Transferência antecipada, transferência não supervisionada e transferência supervisionada.

Veja como transferir uma ligação

  • Antes mesmo de atender uma ligação recebida, clique no botão Transferir e escolha o destino desejado: digite um número do telefone, selecione um contato ou selecione uma ligação corrente;
  • Durante uma ligação corrente, clique no botão Transferir e escolha o destino desejado: digite um número do telefone, selecione um contato ou selecione uma ligação corrente.

Em espera (hold)

Há duas formas para colocar uma ligação em espera:

  • Um clique no botão Colocar em espera ativa ou desativa a função de espera.
  • Um clique em outro canal coloca a ligação corrente em espera. Para retirar a ligação da espera clique no canal da ligação desejada. Neste caso, a interface do canal em espera fica esmaecido.

Gravação de ligações

O recurso de gravação de ligações permite que uma ligação seja gravada. As gravações são armazenadas por padrão localmente e o recurso pode ser configurado através do módulo de configurações Gravações, exibido em Menu > Configurações > Ligações > Gravações.

Para utilizar o recurso de gravação é muito simples, um clique no botão Iniciar gravação , exibido no canal , inicia a gravação da respectiva ligação.

Caso deseje gravar todas as ligações reaizadas ou recebidas, basta utilizar a opção Auto-gravar, exibida em Menu > Opções > Autogravar.

Uma lista de todas as gravações já efetuadas pode ser acessada através da opção Gravações exibida no Painel Histórico.

Discagem Rápida

O recurso de discagem rápida permite que uma ligação seja efetuada para um número ou contato através de um atalho. Os atalhos podem ser alfanuméricos e ter quantidade ilimitada de caracteres .

Os atalhos podem ser definidos através do módulo de configuração Discagem Rápida, exibido em Menu > Configurações > Ligações > Realização de ligações > Discagem Rápida.

Existem três formas de realização de ligações utilizando a discagem rápida:

  • Digite o atalho definido para o contato ou número desejado e clique em Ligar para efetuar a ligação.
  • Clique no ícone e em seguida no atalho correspondente ao contato ou número desejado para realizar a ligação imediatamente.
  • No Painel Ligação clique no menu do botão Ligar, acesse a opção Discagem rápida e clique no atalho desejado.

Ocupado (Do not disturb)

O recurso Ocupado tem como objetivo simular linha ocupada para qualquer ligação recebida.

O recurso Ocupado é sincronizado com os filtros de privacidade Aceitar ligações de ninguém e Aceitar ligações de todos, exibidos no módulo Privacidade das configurações de ligação.

Todas as ligações recebidas enquanto o recurso Ocupado estiver ativo são registradas no histórico de ligações.

A opção Ocupado encontra-se no menu Opções do menu do sistema.

AA (Autoatender)

O recurso Auto-atender tem a função de auto-atender as ligações recebidas imediatamente.

A opção Autoatender encontra-se no menu Opções do menu do sistema.

AR (Autorrediscar)

O recurso Autorrediscar tem a função de realizar, no máximo, três tentativas de ligação para uma ligação não completada anteriormente.

Ao ligar para um número que está ocupado, por exemplo, você pode ativar o recurso Auto-rediscar para que o META TI Phone Ultimate realize automaticamente três novas tentativas de ligação.

A opção Autorrediscar encontra-se no menu Opções do menu do sistema.

AC (Autoconferência)

O recurso Autoconferência tem a função de colocar automaticamente em conferência todas as ligações que forem atendidas. Apenas as ligações que forem completadas após habilitar este recurso serão colocadas automaticamente em conferência.

A opção Autoconferência encontra-se no menu Opções do menu do sistema.

Siga-me

O recurso de redirecionamento de ligações (Siga-me) encaminha ligações recebidas pelo seu META TI Phone Ultimate para outro número (VoIP, fixo ou móvel), segundo regras pré-estabelecidas nas configurações.

As configurações de siga-me encontram-se em Menu > Configurações > Ligações > Siga-me


Contatos



Adicionando contato

Há diversas formas de adicionar um contato:

  • Acesse o Painel Contatos, clique em Adicionar contato;
  • Durante a digitação de um número no Painel Ligação, clique no botão Adicionar contato . Você pode criar um novo contato ou adicionar o número a um contato já existente;
  • Durante uma ligação corrente, clique no botão Adicionar contato . Você pode criar um novo contato ou adicionar o número a um contato já existente;
  • Acesse o Painel Histórico, clique com o botão direito sobre uma ligação e escolha a opção Adicionar número. Você pode criar um novo contato ou adicionar o número a um contato já existente.

Bloqueando contato

O META TI Phone Ultimate permite que você bloqueie um contato de sua lista de contatos evitando o recebimento de ligações indesejáveis.
Saiba mais sobre o comportamento do recurso de bloquear contato:

  • Contatos bloqueados são exibidos com ícone diferenciado ;
  • Contatos bloqueados não sabem que estão bloqueados. No META TI Phone Ultimate deles as ligações sempre indicam que você está ocupado;
  • Ligações de contatos bloqueados são ignoradas e, portanto, não há registro destas ligações em seu histórico.

Para bloquear um contato é simples, basta clicar na opção Bloquear exibida no menu de contexto do contato. Você também pode bloquear um contato durante a criação ou edição de um contato, basta marcar a opção Bloquear este contato exibido nas janelas Adicionar Contato Editar contato.

Exportando lista de contatos

A lista de contatos é exportada em formato CSV. O formato CSV, acrônimo de Comma-Separated Values, é uma implementação particular de arquivos de texto separados por um delimitador, que usa a vírgula, ponto e vírgula ou tabulação como separador dos valores. É um formato de arquivo padrão utilizado pela maioria dos programas atuais, como, por exemplo, MS Outlook, MS Outlook Express, MS Excel e etc.

Ao exportar a lista de contatos, o arquivo CSV segue a seguinte sequência de dados: Nome, Telefone Geral, Telefone Residencial, Telefone Comercial, Telefone Celular, Telefone SIP, E-mail, Página da Web, Notas, Nome do grupo, Telefone padrão e Bloqueio.

Onde o campo Telefone padrão varia de 0 a 4 (0=Geral, 1=Residencial, 2=Comercial, 3=Celular, 4=SIP) e Bloqueio varia de 0 a 1 (0=Não, 1=Sim).

Para exportar a lista de contatos acesse Menu > Recursos > Contatos > Exportar ou clique no menu de opções do Painel Contatos e escolha a opção Exportar.

Importando lista de contatos

Uma lista de contatos pode ser importada do MS Outlook ou de arquivos no formato CSV.

Para importar uma lista de contatos acesse Menu > Recursos > Contatos > Importar ou clique no menu de opções do Painel Contatos e escolha a opção Importar.


Janela de notificações


Através da janela de notificações você pode ver facilmente quantas ligações perdidas ou mensagens de sistema você já recebeu. Um clique em uma das ligações perdidas acessa o respectivo item no Painel Histórico.

Ao fechar a janela de notificações o ícone indicador é exibido no topo dos painéis, um clique neste ícone abre a janela de notificações.


Utilizando USB Phones


O META TI Phone Ultimate possui um mecanismo plug-and-play que reconhece instantaneamente os USB Phones instalados em seu computador. Prático e transparente, o mecanismo plug-and-play simplifica o uso de USB Phones no META TI Phone Ultimate.

Ao conectar um USB Phone ao computador, o dispositivo é reconhecido e instalado pelo Windows. Após a instalação bem sucedida do USB Phone no Windows, o META TI Phone Ultimate o detecta imediatamente. Neste momento é exibido no topo dos painéis um ícone USB, , conhecido como ícone indicador, e é exibida a janela de seleção de dispositivo.

O comportamento descrito acima só é reproduzido por USB Phones homologados.


Utilizando cópia de segurança


O recurso Cópia de segurança permite criar e restaurar cópias dos dados do seu META TI Phone Ultimate. Este recurso é recomendado para restauração dos dados do META TI Phone Ultimate  no caso de reinstalação do mesmo, de formatação ou aquisição de um computador.

Para criar ou restaurar uma cópia de segurança acesse a opção em Menu > Recursos > Cópia de segurança.


Gerenciando múltiplas contas


O META TI Phone Ultimate oferece a oportunidade de você cadastrar múltiplas contas VoIP. A quantidade de contas cadastradas é ilimitada.

Para adicionar, excluir e configurar as contas VoIP acesse a janela Gerenciamento de contas através da opção Menu > Gerenciar ou faça um duplo clique no ícone de status da conta .

Se você tiver mais de uma conta configurada no META TI Phone Ultimate você poderá, através do menu de contas, selecionar a conta desejada para realização de ligações.

O menu de conta encontra-se no topo do META TI Phone Ultimate ao lado do ícone de status da conta .


Configurando o META TI Phone Ultimate


A janela Configurações exibe diversas funções de seu META TI Phone Ultimate que podem ser personalizadas para atender as suas preferências e necessidades.

As opções de configuração estão divididas em categorias e podem ser acessadas através da opção; Menu > Configurações.


Licenciamento


Não foi possível acessar o servidor de licenciamento

Verifique abaixo as possíveis causas do problema:

  • Conexão com a Internet enfrentando problemas;
    Sua conexão com a Internet pode estar enfrentado instabilidades. Verifique se sua conexão com a Internet está funcionando normalmente e tente novamente.
  • Bloqueio na rede, bloqueio de antivírus ou outros programas de proteção;
    É necessário liberar o acesso ao endereço http://iapss.inwise.com.br.

    Proxy HTTP - Alguns computadores precisam autenticar em um Proxy HTTP para utilizar os conteúdos HTTP, neste caso é importante informar o login para liberar acesso ao servidor de licenciamento.

    Basta informar o login em menu > Configurações > Conexão > Proxy HTTP ou quando solicitado pelo softphone.
  • Serviço META TI Phone Ultimate Manager parado.
    Verifique no gerenciador de serviços do Windows se o serviço META TI Phone Ultimate Manager está em execução, caso contrário, selecione a opção para iniciá-lo.

Se o problema persistir, entre em contato com seu serviço de suporte técnico.


Atualização


Como obter uma atualização que foi ignorada ou cancelada?

A instalação de atualizações é sempre recomendável, pois contém correções e melhorias que aprimoram a funcionalidade do META TI Phone Ultimate. Sendo assim, mesmo que uma atualização tenha sido ignorada ou cancelada há como obtê-la posteriormente.

Para obter uma atualização ignorada ou cancelada será necessário verificar se há atualizações disponíveis. Para isso acesse a opção menu > Ajuda > Sobre o META TI Phone Ultimate > Verificar atualizações